Páginas

Autor(a) - Carlos Ruiz Zafón

Atualmente um dos escritores mais lidos e reconhecidos é Carlos Ruiz Zafón, esse é espanhol e nasceu em Barcelona, cenário de alguns de seus livros, no dia 25 de setembro de 1964, mas tem vivido desde 1993 em Los Angeles, onde trabalha como roteirista, no mesmo ano ganhou o premio Ebedé com a sua primeira obra, “O Príncipe da névoa” (El Príncipe de la Niebla), esse livro vendeu mais de 150 mil exemplares e foi traduzido para vários idomas.




Além do seu trabalho como roteirista e como escritor, Zafón colabora também nos jornais espanhóis La Vanguardia e El País.
Carlos Ruiz Zafón além de sua primeira, já publicou outros romances, um deles é “A Sombra do Vento”, que é um dos maiores sucessos de sua carreira e foi traduzido em mais de 30 idiomas e publicado em cerca de 45 países, o livro já ultrapassou a marca dos 6.5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo desde o seu lançamento, a continuação, que é o “Prisioneiro do Céu”, é uma das obras mais recentes do escritor. O romance “O Jogo so Anjos”, escrito em 2008, teve mais de um milhão de exemplares vendidos na Espanha.
“Às vezes as coisas mais reais só acontecem na imaginação, Óscar – Disse ela – A gente só se lembra do que nunca aconteceu.” (Marina)
São muitas as influências literárias do autor, inclui desde clássicos do século 19 até a escritores contemporâneos, além dos livros, outra grande influência vem na forma de filmes e roteiros, em uma entrevistas o autor comenta que ele acha maias fácil visualizar cenas em seus livros de uma maneira cinematográfica, que se dedica aos mundos exuberantes e personagens curiosos que cria. “Tudo o que leio, vejo e observo me influencia e me provoca uma reflexão” diz o autor.
“Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte.” (A sombra do vento)
No momento estou lendo "Marina", é o primeiro livro que leio dele, mas estou gostando bastante, a parte mais interessante é que é cheio de suspense, é um livro bem diferente dos que eu já tinha lido. Já ouvi algumas opiniões dizendo que "A Sombra do Vento" também é muito bom, e que há o cemitério dos livros esquecidos, estou me interessando cada vez mais, espero le-lo um dia.

2 comentários:

  1. O mais engraçado é que o Zafón é um escritor razoavelmente antigo e agora que ele está fazendo mais sucesso. O universo literário é algo engraçado às vezes, né?

    Muito bom o post. É sempre legal conhecermos um pouco mais sobre escritores.

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é muito engraçado. Não sei, mas acho que o que auxilia nesse sucesso atual de alguns autores, é que finalmente o mercado literário do brasil está crescendo. Ainda não atingiu o nível que eu gostaria, hehe, mas está bem maior do que há alguns anos. Parece que o gosto por leitura está aumentando e, com ele, o interesse das editoras em publicar mais livros. Assim, autores que antes não haviam sido traduzidos e publicados no país acabam ganhando espaço.
      É aquele ditado: antes tarde do que nunca :D
      Adorei o seu blog e já estou seguindo também!

      Excluir