Páginas

Trilogia Jogos Vorazes


Há  algum tempo eu fiz a resenha do livro Jogos Vorazes, mas mesmo assim resolvi fazer uma resenha falando dos três livros, falando mais sobre a série, falando um pouco do filme, o que mais gostei em toda a história, qual dos três é o que eu mais gostei e etc.

1º - Jogos Vorazes.
Como muitos já sabem a história do livro fala sobre um jogo criado para mostrar aos cidadãos de Panem do que a Capital é capaz de fazer caso ocorra uma revolução, nesse jogo cada distrito é obrigado a mandar um casal de tributos, os tributos terão que fazer de tudo para se manterem vivos, no jogo , ou você mata, ou você morre.

Mas nesta edição dos jogos algumas coisas surpreendem, como ter uma voluntaria no distrito 12, o que quase nunca acontece, ou os tributos do distrito 12 estarem supostamente apaixonados.
Katniss, a voluntaria, a garota que entrou no jogos para salvar sua irmã que tinha sido a sorteada para ser o tributo feminino, e Peeta, o garoto do pão, filho do padeiro. Esse é o casal dos jogos vorazes. Será que depois de tanto tempo o distrito 12 finalmente tem chances de novamente vencer o jogo? Talvez.


Para mim o primeiro livro da trilogia foi o melhor, acho que porque os jogos ainda eram uma novidade, era a primeira vez dos personagens nos jogos, e o começo do leve romance entre Katniss e Peeta encanta qualquer um. Uma das partes que eu mais gostei no livro foi quando ela se junta a Rue nos jogos.

Comparando o livro com o filme: Nem precisam me perguntar de qual eu mais gostei, como na maioria das vezes, o livro ganhou do filme, não que o filme não tenha sido bom, foi, mas alguns detalhes, que na minha opinião dão mais sentimentos ainda à história, foram esquecidos, um desses detalhes foi como a Katniss ganhou o broche de tordo, no filme ela pega no mercado negro, mas no livro ela recebe da filha do prefeito, como um simbolo da cidade, outro detalhe foi a perna do Peeta, no final do filme ele fica com a perna curada, mas no livro ele perde a perna e usa uma prótese no lugar, o que explica o fato de ele ficar mais lento, o que atrapalha o seu desempenho nos próximos livros. Outra coisa que não me fez gostar tanto do filme foi a escolha de alguns atores, acho que podiam ter escolhido atores com as características mesmo dos personagens, por exemplo podiam ter escolhido um ator loiro para fazer o Peeta, o Josh Hutcherson ficou estranho com o cabelo pintado, e não sei se eu escolheria Liam Hemsworth para fazer o Gale.

2º - Em Chamas.
Depois de todo o sufoco nos jogos, Katniss não imaginava que teria que voltar para lá, mas essa seria uma edição especial dos jogos e o Presidente Snow resolveu que os participantes desse ano seriam tributos vencedores dos jogos passados. No caso do distrito 12, só havia Katniss como tributo feminino para ir aos jogos, mas como tributo masculino havia Peeta e Haymitch (o mentor dos dois no primeiro livro), se eles pudessem escolher Haymitch iria com Katniss para a arena, os dois queriam salvar a vida de Peeta, mas fizeram sorteio e o sorteado foi Peeta.

Então Katniss e Peeta estão de volta a arena, essa funciona como um relógio, a cada hora alguma coisa para perturbar os participantes acontece. No jogo o casal arranja alguns aliados, cada um com sua peculiaridade, esses tais aliados estão planejando um fuga sem que os dois percebam, mas eles também estão incluídos na jogada, o plano era fugir e se reunir com o resto do pessoal para continuar com a rebelião, essa que sem querer Katniss iniciou ao final do jogo passado, porém não da tão certo assim, alguns conseguem fugir, mas Peeta é pego pela Capital.

Esse livro para mim não foi um dos favoritos, eu gostei do livro, mas não me encantei igual o primeiro, acho que a questão de eles estarem de volta a arena cansa um pouco,  apesar de ser uma arena totalmente diferente e bem bolada a ideia do relógio.

Logo o segundo livro vai para as telas, não tenho com prever como vai ser, mas espero que seja fiel ao livro e que seja tão bom quanto.

3º - Esperança.
Após fugirem da arena, Katniss e os outros tributos são levados para o distrito 13, esse que supostamente estava destruído  mas que com o passar dos anos foi sendo reconstruído no subsolo, lá é onde a rebelião está sendo planejada. Katniss além de se preocupar com a rebelião, por ser o simbolo, também tem que se preocupar com Peeta, que foi pego pelo capital e ninguém tem noticias dele.

Peeta é resgatado, mas há um grande problema, usaram o veneno das teleguiadas para “tomar” a sua mente, ou seja, fizeram com que ele achasse que Katniss, a garota da qual gosta, passasse a ser a garota que ele odeia e que quer matar.

Os que passaram nos testes de preparação são mandados para guerra, há lutas e mortes, infelizmente uma dessas mortes é a da irmã da Katniss, Primrose.

Dos três livros esse foi o que menos gostei, acho que por causa da guerra, de eu ficar revoltada com o Peeta odiar a Katniss e por causa da morte da pequena Prim.  Esse é o que eu menos lembro detalhes, além de eu ter lido já faz algum tempo, livros que eu não me empolgo tanto assim para ler, normalmente eu acabo não ficando tão atenta aos detalhes da história.

Geral: Acho uma trilogia muito boa e legal, é uma das minhas séries favoritas, se eu tivesse que escolher um dos três livros, sem duvidas eu escolheria o primeiro. De toda a série meu personagem favorito foi o Peeta, impossível não se encantar. Espero que vocês gostem tanto da série quanto eu gostei. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário