Páginas

Resenha: Helena (Machado de Assis)


Livro: Helena
Autor: Machado de Assis
Editora: Martin Claret
http://www.skoob.com.br/livro/1579-helena

Filha bastarda do conselheiro Vale, a jovem e bela Helena é reconhecida por ele em testamento e passa a viver na mansão da família. Só então conhece Estácio, apresentado a ela como seu irmão. Mas entre eles despertou o amor. E agora?


Um simples testamento pode mudar a vida de uma família  isso aconteceu com a família do Conselheiro, esse em seu testamento pediu que seu filho (Estácio) e sua irmã (D. Úrsula  cuidassem de sua filha bastarda e dessem carinho a mesma. No inicio D. Úrsula foi contra, mas Estácio concordou, se essa era a vontade do pai, que então fosse feita.
Quando Helena chegou a mansão conquistou logo de cara Estácio, que ficou fascinado pela beleza, pelo talento e pela educação de Helena, com D. Úrsula foi um pouco mais difícil  Helena teve que conquista-la pouco a pouco, no fim a tia cedeu, quem não cederia aos encantos da formosa Helena?
Com o passar dos dias os irmãos, Helena e Estácio, vão ficando mais próximos e sem perceberem o amor entra em seus corações, mas esse amor tem muitos obstáculos  além do parentesco, Há o fato de que Estácio está praticamente comprometido com Eugenia, uma bela moça, filha do Dr, Camargo que era muito amigo do conselheiro e médico da família  Mais ao final do livro Helena também se compromete, o felizardo é Mendonça, amigo de Estácio, que viajou pela Europa, bom moço, porém não seria o homem que faria Helena feliz.
O final é parte esperado e parte surpreendente, Helena esconde um segredo, porém não consegue escondê-lo tão bem assim, pois o descobrem, quando isso ocorre, ela começa a se culpar e pensa que a família não irá a perdoar de verdade, o que a faz ficar muito doente.
Dos livros de literatura que já li, este com certeza é um dos melhores, a leitura é fácil e mesmo que haja uma palavra que não saiba o significado é possível entendê-la através do contexto, é um dos primeiros livros de escola que me fez querer terminar a história, eu tinha o desejo de saber como seria o fim. Helena é um livro que cai no vestibular desse ano, é um livro da fase romântica de Machado Assis, não é considerado uns dos seus melhores livros, mas é muito bom mesmo assim, possui algumas características românticas, como a idealização de personagens, no livro há a idealização de Helena, porém apresenta algumas características que fogem um pouco do padrão, como por exemplo envolver morte, o amor entre irmãos, a dissimulação de Helena, entre outros.
É um livro que eu recomendo, não fique em duvida de lê-lo por ser um livro mais antigo, Machado de Assis é um dos melhore escritos brasileiros que já existiu, vale muito a pena ler os livros dele.

Um comentário:

  1. Nossa, não tem como não se apaixonar pelas obras do Machado de Assis! Ele realmente será eterno na literatura! Adorei a resenha! Parabéns pelo blog!

    Você viu que ele ganhou uma biblioteca virtual? Confira no meu blog:

    http://universodosleitores.blogspot.com.br/2013/07/noticias-biblioteca-virtual-espanhola.html

    Estou te seguindo, ok?

    Bjs!

    ResponderExcluir