Páginas

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

imagem

“Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça”

As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky é o livro que deu origem ao filme homônimo, estrelado por Logan Lerman (O Ladrão de Raios e os Três Mosqueteiros) e Emma Watson (Harry Potter).

A história gira em torno de Charlie, um garoto de 15 anos que resolve escrever cartas para um desconhecido, relatando suas experiências no ensino médio. A carga que ele traz não é pequena. Um ano antes do início da história, o melhor amigo dele, Michael morre, causando um ruptura em sua vida.

Nova vida, novos amigos, novos pensamentos. Mas charlie não desanima. Envolvido em um mundo de literatura, drogas, bebida, homossexualidade e tudo o que está relacionado a juventude, Charlie descobre um novo universo e, principalmente, a si mesmo.

Sinceramente, foi um dos melhores livros que já li. Como eu disse no outro post, talvez eu esteja fazendo uma “charlice” e dizendo que adoro todos os livros. Não acredito que seja, no entanto. Nunca me identifiquei tanto um com um personagem – e acho que muitas pessoas também s eidentificarão com ele. Não é pelos erros erros que ele comete, pelas experiências (política anti-drogas) ou pelo final dele. É pelos sentimentos dele.

Charlie não percebe isso de todo, mas ele é invisível. É aquele tipo de pessoa que estará sempre ao seu lado, ouvindo você, enquanto todas as paredes de sua casa estiverem caindo. Estará sempre lá, como um espelho. Ou como um enfeite de parede. Não te julgará, não demonstrará nada além de consolo. Mas também não viverá. Não será o problema central.

A vida de Charlie vira do avesso quando ele começa a perceber sua própria história. Que tudo aquilo que as pessoas vivem, moldam a vida dele, mas que ele é o principal personagem dela. Suas cartas, além de mensagens para alguém, são uma forma de auto-reflexão, uma forma de auto-descoberta.

É nítido como no livro, Charlie passa metade do tempo falando dos outros e que, no decorrer da história, ele começa a falar de si. E a perceber como talvez seja especial, mesmo que à sua maneira.

Eu deveria falar sobre como a vida dele fica complicada e lindamente vívida com a chegada de Sam, Patrick, e todos os outros amigos dele, e de como cada um tem seus próprios problemas. A questão é: Charlie faz isso por todos nós. Talvez devêssemos prestar um pouco mais de atenção naqueles detalhes que não importam a ninguém!

Então, eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas. (As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky)

Destaque para as sugestões literárias! Charlie é um leitor ávido e, junto a seu professor de inglês, nos introduz em um universo literário mais real do que podemos imaginar.

MV5BMTM5NzQwNjU3Nl5BMl5BanBnXkFtZTcwNTcyODYxOA__._V1._SX640_SY479__large

O livro ainda não foi lançado – eu acho. Não resisti e li na internet mesmo, mas, para compensar as editoras, comprarei meu exemplar – com o interesse de ler novamente, claro.. O filme logo deve estrear no Brasil, então também correrei para ver nos cinemas e contar para vocês.

Eu sei que é uma vergonha estas 3 semanas sem posts, mas está complicado por aqui… Tentarei recompensar fazendo várias postagens nesta semana. Espero que vocês gostem!

Boa leitura!!!!

E quem puder, leia e comente, porque eu realmente gostei do livro e ninguém que eu conheça leu também para poder discutir comigo! Não percam a chance de se sentirem infinitos!

3 comentários:

  1. Oiii!

    Cara, o Charlie é muito eu! Eu sou invisível também e sempre estou escutando todo mundo e resolvendo os problemas de todo mundo, ao invés de resolver os meus problemas. Desde a primeira resenha que li sobre As Vantagens de Ser Invisível, eu fiquei completamente ansiosa para lê-lo! Sinto que esse livro vai mudar a minha vida. Eu costumo dizer que um bom livro muda a nossa vida, e esse, com certeza, irá mudar a minha.

    Aliás, ótima resenha! Visite meu blog qualquer dia, tenho algumas resenhas lá também!

    Love, Nina.

    http://nina-renegade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ele realmente mude, de uma maneira positiva!
      Vou visitar seu blog sim, e obrigada pela visita :)

      Excluir
  2. Oi,Athena =)
    Conheci esse livro de uma forma bem estranha,mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.Parece um livro maravilhoso !
    beijos =)
    modiceselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir